quinta-feira, 1 de março de 2018

BOLACHAS? SAUDÁVEIS? A MELHOR OPÇÃO PARA OS LANCHES?

As bolachas são muitas vezes opção para a substituição do Pão, pois acredita-se que têm menos calorias e são melhores para a saúde que o mesmo. Será verdade?
Se pensarmos que as bolachas têm uma elevada lista de ingredientes e uma validade longa, será muito provável não serem boas para a saúde.

Em termos de composição, no geral, as bolachas são ricas em açúcar e farinhas refinadas, tendo um elevado índice glicémico (o seu açúcar é rapidamente absorvido para a corrente sanguínea), o que provoca, pouco tempo depois de as comermos, sensação de desconforto e necessidade de açúcar. No caso das gorduras usadas nestes produtos estas são saturadas ou trans, as chamadas “gorduras más”, que elevam os níveis de colesterol e a incidência de doenças cardiovasculares. Sendo também importante lembrar que muitas bolachas têm um elevado teor de sal (sal) e aditivos alimentares (E’s).

Exemplos:
Bolacha Maria dose indicada 4 unidades: 111kcal; 3 g de gordura; 6 g de açúcar (1pacotinho açúcar), menos de 1g de fibra e vários E’s. E o mais provável é após ter comido as 4 Bolachas continuar com fome.
Bolachas Integrais: Média 100g: 400-450kcal; 5-8g de Açúcar; 8-10g Fibra; 12-14g gordura, da qual metade é saturada. Até as bolachas consideradas “mais saudáveis” não são nada saudáveis.
Bolachas Tipo Pequeno-Almoço: Em média por 100g: 439 e 469kcal; 22 a 29% de açúcar (3-4 pacotes de açúcar); 16% de gordura (1 pacotinho e meio de manteiga) e ainda menos fibra do que as integrais. 

Continuam com a mesma opinião acerca das Bolachas?! Continuam a achar que são a melhor opção para pequeno-almoço, lanche…?! Penso que a melhor opção é optar por outros produtos alimentares, como o Pão (será tema do próximo post).

Sem comentários:

Enviar um comentário